A Coleção de Vicente Salles tem aproximadamente sete mil títulos, divididos em CDs, fitas cassete, fitas de rolo, vinis, livros e partituras originais e editadas, de ícones da música regional, cujo acervo agrega materiais de 1880 em diante e faz parte do acervo musical da Coleção Vicente Salles, disponibilizado na Biblioteca do Museus da Universidade Federal do Pará.
Há dois anos, uma equipe de mais de 20 bibliotecários, musicólogos, fotógrafos e técnicos organizou o acervo, colecionado por Vicente Salles ao longo de décadas. Tirando a parte musical, a equipe ainda catalogou mais de quatro mil documentos e 70 mil recortes de jornal a respeito de música, folclore, artes cênicas, literatura e estudos sobre o negro, cordéis, peças de teatro, folhetos, cartazes, cartuns e fotografias de época.
A importância da coleção é tão significativa que é possível encontrar partituras manuscritas no século XIX, partituras editadas na época da Belle Époque e muito material de compositores importantes para a música paraense, como Paulino Chaves, Eulálio Gurjão e Meneleu Campos.
A paixão pela pesquisa fez Vicente Salles chegar ao requinte de guardar um disco em que Bidu Sayão interpreta “A Casinha Pequenina”, canção que, aliás, é de comprovada autoria do paraense Bernardino de Souza, mas que, por muito tempo, foi atribuída a um compositor do sul do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário