10 novembro 2007

Eric Clapton - Melhores Gravações de 66 a 81!

O Submarino não tem pena, investe no segmento de vinis com todo o poder de uma megastore. E também não sente remorso em jogar o preço nas alturas pelos discos importados que comercializa, por isso o excepcional box do Eric Clapton, com 4 discos, está sendo vendido por eles por nada mais, nada menos que... R$425,90.
O lançamento traz uma coletânea cronológica dos grandes sucesso do artista. E começa pelo power trio Cream, com gravação de 1968. A formação é Eric Clapton, Jack Bruce  e Ginger Baker. A banda é tão marcante na carreira de Clapton que toma espaço de todo o LadoA do primeiro disco. Clique no leia mais para ver o player e sentir a pegada fantástica:
A arte da embalagem é interessante, repleta das fotos mais clássicas e históricas do cantor. A progressão das faixas mostra a história do artista. Dão a devida desalerada, mas abrem espaço para maior primor técnico em acordes e harmonias. O poder da juventude é substituido lentamente pelo toque especial de um guitarrista experiente, que sabe como ninguém compor para agradar os ouvidos dos amantes de boa música. O segundo lado conta com muitos vocais femininos e uma canção do Blind Faith, banda que se juntaria em 1969 para gravar apenas um disco - histórico, sobretudo pela capa. A Play list da primeira bolacha fica assim:

  • Side One:
    1. I Feel Free (Cream)
    2. Sunshine Of Your Love (Cream)
    3. White Room (Cream)
    4. Crossroads (Cream)
    5. Badge (Cream)

  • Side Two:
    1. Presence Of The Lord (Blind Faith)
    2. After Midnight
    3. Let It Rain
    4. Bell Bottom Blues (Derek & The Dominos)
Ouça o lado B, da forma mais analógica possível, mesmo através da internet. Isso só é possível para quem ainda é capaz de se concentrar e ouvir - de fato - música. Dá play:
Claro que vamos além do primeiro disco, só não vamos até o último. Na verdade o box é composto por duas pastas, cada uma com dois discos. A primeira caixa, com gravações, de 1966 a 1981 é a que vai nos interessar mais aqui, embora a outra seja intensamente cativante. No terceiro lado a surpresa fica por conta da gravação de uma música do Bob Marley. A levada de Clapton permite genialidade até no remake do hit já tão conhecido do rei do reggae.
Essa parte já começa com um grande clássico da outra banda formada por Clapton, a Derek & The Dominos. Desta vez nem a escalação fica por conta de Carl Radle no baixo e do mestre Jim Gordon na batera. Todos sabem que Eric Clapton passou pelo lugar comum entre os famosos, sobretudo do rock e blues, o consumo de drogas. A reverência explícita ao reggae, com duas músicas nessa coletânea biográfica, mostra apenas o lado mais tranquilo dessa realidade. Dá play no Lado A do segundo disco, aqui:
No lado quatro vem a parte mais espinhosa e perigosa na relação com as drogas, o clássico visto por muitos com maus olhos: Cocaine. A música fala relativamente mal da droga estimulante, mas traz o nome da substância no título e no refrão da canção. Sem dúvida Clapton não teve problemas tão sérios quanto outros nomes, mas seu envolvimento com drogas ilícitas e o álcool quase conseguiram comprometer sua carreia, levando-o a buscar tratamentos por diversas vezes. 
A play list do segundo disco fica aqui, junto com o player do lado 4. Mas eu não seria tão malvado de terminar esse texto sem dizer como tive acesso à essa maravilha sem deixar 500 reais escaparem quase literalmente por água abaixo nos cofres do Submarino. Depois de descobrir o lançamento através do site deles,  resolvi buscar na Amazon e... lá estava ele, vendido por apenas 49 dólares. O frete saiu por 5 dólares, totalizando aproximadamente 100 pratas pela compra toda. Tudo bem que demora um tempinho pra chegar, mas mesmo assim, valeu a pena. Confere só:
  • Side Three:
    1. Layla (Derek & The Dominos)
    2. Let It Grow
    3. I Shot The Sheriff
    4. Knockin´ On Heaven´s Door

  • Side Four:
    1. Hello Old Friend
    2. Cocaine
    3. Lay Down Sally
    4. Wonderful Tonight
    5. Promises
    6. I Can´t Stand It
Link do Submarino Link da Amazon.com

Um comentário:

  1. Senhores (ou seria "Senhoras"?), tenho dois blogs. Um deles é dedica para a divulgação exclusiva da arte gráfica de discos de vinil (http://www.graphicartmusic.blogspot.com/). Seria interessante se vocês abrissem um espaço pra seguidores ou pra blogs e sites parceiros.
    Abraços.

    ResponderExcluir